Educação Técnica Acessível e Inclusiva para Todo o Brasil
Na Instituto Alcance, oferecemos educação técnica de qualidade, acessível a todos os brasileiros. Nossa missão é promover inclusão e capacitação profissional, preparando nossos alunos para o mercado de trabalho com cursos que atendem às necessidades do país. Venha conhecer nossas opções de ensino e transformar seu futuro!
5/8/20241 min read


Entre os jovens de até 19 anos, apenas 11% tiveram acesso ao ensino técnico no Brasil.
Os dados constam no relatório “Education at a Glance 2023”, que permite a comparação com outros 48 países participantes.
O ensino profissionalizante, por exemplo, está no patamar de 37% no restante do mundo, o que coloca o Brasil três vezes atrás deste nível.
À CNN Rádio, no CNN Educação, Ivan Gontijo, que é o gerente de políticas educacionais do Todos Pela Educação, trouxe os motivos pelos quais esta modalidade de ensino apresentar esse déficit.
“O ensino técnico no Brasil é algo que ainda está restrito a determinados grupos”, disse.
No curto prazo, Ivan avalia que o novo ensino médio, que prevê integração maior da formação técnica com as escolas regulares, ainda está em discussão.
“Há desafios para a implementação, ainda não conseguimos que o novo ensino médio seja um propulsor do ensino técnico profissional”, afirmou.
O especialista ainda reforçou que essa deve ser uma prioridade política para que se possa oferecer todas as oportunidades possíveis aos jovens.